26 febrero, 2024

Guarujá é um município brasilleiro do estado de São Paulo. Localiza-se na microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista. A população, segundo a estimativa para 2015, era de 311 230 habitantes. Possui uma área de 142,9 km². Geograficamente, situa-se na Ilha de Santo Amaro, terceira maior ilha do litoral paulista.

Atualmente, a cidade de Guarujá é conhecida como a «Pérola do Atlântico», devido às suas belas praias e belezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, a cidade conta com praias urbanizadas e algumas selvagens, acessíveis apenas por trilhas. Além do litoral, Guarujá oferece construções históricas e trilhas de ecoturismo. Outra atração local é a pesca artesanal, que pode ser vista e praticada em diversas praias do município ao longo de sua orla.

Não tem como descrever o Guarujá e não citar suas 27 belas praias ao redor da sua orla de pouco mais de 22 quilômetros. Algumas destas praias estão localizadas na região urbanizada da ilha e outras são praticamente desertas onde só se consegue chegar através de trilhas ou pelo próprio mar e são desfrutadas principalmente por turistas mais aventureiros (Armação das Baleias, Branca, Bueno, Cheira Limão, Camburi, Congava, do Góes, Éden, Fortaleza da Barra Grande, Preta e Saco do Major).

Apresentarei algumas de suas belas praias mas frequentadas.

  • A praia de Guaiúba é um local ideal para o mergulho, principalmente ao redor da “Ilha do Mato” praticamente o ano todo por conta de suas águas claras e calmas. Porém, durante os meses de inverno e primavera, mais precisamente de julho a setembro, é ideal para a prática do surf devido às ondas maiores e de ótima qualidade para a prática deste esporte.
  • A Praia de SÃO PEDRO tem só um acceso este e realizado apenas de barco ou a pé por dentro de condominio. Praia com ondas fortes e transparentes localizada dentro de um condomínio, estando distante aproximadamente 4 km da Estrada Guarujá–Bertioga, no Parque Serra do Guararú. Por suas ondas fortes é mais um dos locais escolhidos pelos surfistas que escolhem a região.
  • Acceso para a Praia branca é realizado apenas por trlha ou por mar. É uma das praias mais extensas da Ilha de Santo Amaro estando localizada no seu extremo leste. Praia de ondas fortes principalmente do seu lado esquerdo e calmo do lado direito. Ainda na praia branca é possível encontrar uma antiga colônia de pescadores que festejam o reizado – festa tradicional nordestina.

No Guarujá os adeptos do surf também tem seu espaço sendo que existem praias ideais para a prática do esporte e que possuem ondas de até 3 metros de altura (Enseada, Pernambuco, Pitangueiras e Tombo).

Já as praias urbanizadas são as mais famosas e frequentadas por cerca de 90% dos turistas que chegam à cidade entre os meses de novembro e março de cada ano (Astúrias, Guaiúba, Iporanga, Mar Casado, Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e São Pedro).
Guaruja é um lugar excepcional para visitar e sabe que tem belas praias que os turistas podem visitar com mais frequência. Suas praias têm muito a oferecer e você pode ir quando visitar São Paulo, pois é apenas uma curta viagem de distância.