23 junio, 2024

O Cristo Redentor ou Cristo do Corcovado é uma enorme estátua de 30,1 metros, com o pedestal de 8 metros, 1 de Jesus de Nazaré com os braços abertos mostrando a cidade do Rio de Janeiro no Brasil. Está localizado a 710 metros acima do nível do mar no Parque Nacional da Tijuca, no topo da montanha do Corcovado. Foi inaugurado em 12 de outubro de 1931, após aproximadamente cinco anos de obras.

A estátua de Cristo Redentor está localizada a 710 metros acima do nível do mar, e está localizada na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, no topo do Cerro del Corcovado. Tem uma altura total de 38 metros, dos quais 8 metros correspondem ao pedestal.

Considerada como a maior estátua Art Deco do mundo, é reconhecida como uma das sete novas maravilhas do mundo moderno ao lado de Machu Picchu, Grande Muralha da China, Coliseu de Roma, Taj Mahal, Chichen Itza e Petra. O Cristo do Corcovado é uma das atrações turísticas mais importantes do Brasil e, para os crentes, um lugar de peregrinação. No 80º aniversário de sua inauguração em 2011, foi uma exposição que analisa a história do monumento e, acima de tudo, como essa estátua tornou-se um ponto de referência para os brasileiros e a inspiração para seus artistas.

Antes de 1921, o ponto de vista da colina do Corcovado já era uma das atracções turísticas do Rio de Janeiro, incluindo a Ferrovia do Corcovado, inaugurada em 1884 pelo Imperador Pedro II do Brasil.

A ideia de um monumento religioso no Rio de Janeiro nasceu em 1859, com o presbítero católico Pedro Maria Boss e a princesa Isabel do Brasil. No entanto, a idéia não se materializou durante o Império do Brasil. Ele retomou em 1921, quando se aproximava o centenário da Independência do Brasil. Héctor da Silva Costa foi delegado à execução do trabalho, e a estátua foi feita pelo escultor francês Paul Landowski.

O rosto da estátua foi criado pelo escultor romeno Gheorghe Leonida (1892/1893 – 1942). Leonida estudou escultura no Conservatório de Belas Artes de Bucareste. Então, depois de completar seu treinamento com três anos de estudos na Itália, ele ganhou um prêmio pela escultura Reveil. Depois disso, mudou-se para Paris, onde, por seu trabalho Le Diable, foi novamente premiado. Após a conquista da fama na França como portraitistas, foi incluído por Paul Landowski em seu equipamento para trabalhar no Cristo Redentor a partir de 1922.

A construção de concreto armado de mais de 1000 toneladas combina engenharia, arquitetura e escultura, e tem entre suas conquistas o fato de que ninguém morreu em um acidente durante as obras, algo que não era normal na época e com projetos dessa dimensão . Devido às condições de construção, numa base onde o andaime dificilmente poderia caber, com ventos fortes e a estrutura da estátua, cujos braços se estendem para o vazio e a cabeça está inclinada a um desafio para a engenharia, Levy qualificado o trabalho de «Hercúle».

Na cerimônia de abertura, em 12 de outubro de 1931, foi planejado que a iluminação do monumento fosse desencadeada da cidade italiana de Nápoles, onde o cientista italiano Guillermo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido por uma antena localizada no bairro (carioca). No entanto, o mau tempo tornou a façanha impossível e a iluminação foi finalmente desencadeada localmente.

O sistema de iluminação foi substituído duas vezes: em 1932 e 2000; foi restaurado em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II, e novamente em 1990. Em 2003, um sistema de escadas rolantes foi aberto para facilitar o acesso à plataforma onde o monumento famoso sobe. Em 2007, foi escolhida como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno.

VISTA PRIVILEGIADA DO RIO DE JANEIRO:

A imagem de Cristo tem uma iluminação espetacular que adorna as noites da capital do estado do mesmo nome. Através de três elevadores e escadas rolantes, os turistas podem desfrutar de uma das vistas mais espectaculares, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, as praias de Ipanema e Leblon, o Jardim Botânico, o Jockey Club e grande parte do Parque de Tijuca, em direção a  parte sul; enquanto ao norte é possível admirar Copacabana, Botafogo, Flamengo, Baía de Guanabara e Monte de Pão de Açúcar. Na frente, é possível contemplar o centro da cidade, a Baía de Guanabara e Niterói; e do oeste aparecem o Estadio Maracaná e uma parte do Parque da Tijuca, além do Oceano Atlântico.

A subida ao Monte Corcovado é uma verdadeira caminhada ecológica que é feita por um trem elétrico, que atravessa o Parque Nacional da Tijuca e permite obter as melhores vistas das mais belas paisagens da cidade e, ao mesmo tempo, ajuda a preservar a floresta e qual parte da receita da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) para a preservação da vegetação.

Sem dúvida, isso se tornará uma das melhores experiências que terão o visitante visitando o Brasil, como será no topo do Rio de Janeiro sob o olhar atento de Cristo Redentor.

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *