14 julio, 2024

A preciosa escultura Art-Decó, que está situada encima do morro do Corcovado converteu numa das principais atraçoes turísticas da cidade e sua fama de nivel mundial é tão grande que em 2007 foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

O nome original do morro do Corcovado foi o Pico da Tentação

No século XVI os primeiros conquistadores portugueses colocaram ese nome em honor á montanha onde, segundo a Biblia, Jesus Cristo foi tentado pelo diabo. Un século mais tarde o morro mudou de nome pelo Corcovado, fazendo referência a sua forma que lembra uma corcova.

Levou mais de meio século fazer realidade a idea

A idea principal de levantar uma estátua do Cristo sobre acima do morro Corcovado foi do religioso Pedro María Boss e contou com o apoio da princesa Isabel de Portugal.

O trêm que sobe acima do Corcovado é mais antiguo

O trêm não foi criado pra fazer possível a visita á imagem do Cristo Redentor, mais bem que foi inaugurado antes. Em 1884 foi convertido em morro como principal mirador da cidade. Inclusive foi através desse trêm que as partes da escultura foram trasladadas.

A estátua não é como se disenhou originalmente

A estatua original que foi disenhada pelo artista plástico Carlos Oswal e ganhou o concurso, considerava que a imagem do Cristo devía sostener uma cruz na mão esquerda e o globo terraqueo na dereita, mas finalmente durante a ejecução da escultura retiraron ambos símbolos.

A estátua do Cristo foi construida na Francia

No momento da sua creação pensaram o que Brasil não contava com pessoas com suficiente qualificação como para desenvolver a semelhante obra de arte. A estátua chegou a Brasil em varias partes. So a cabeça chegou completa.

Durante a construcção a estatua do Cristo não houve nenhuma víctima mortal

Isso foi todo um acontecimiento para a época, pois foi necessario mais de 1000 toneladas de cemento, pois o trabalho de montagem era perigoso.

O coração de estatua é única parte que tem uma forma perfeita tanto por fora como por dentro

No interior do coração tem garrafa com a árvore genealógica de Hector Levi, um judieu que foi o constructor responsavel da obra e que se convirteu ao catolicismo logo.

A escultura o Cristo tem pés

Por debaixo da túnica estão os pés, mais não se vê desde abaixo da colina.

O braço esquerdo do Cristo é 40 centímetros menor que o braço dereito

Essa diferença de tamanho se dá a que os braços foram desenhados como a vela de um barco e con essas medidas se consiguiu que a escultura fosse capaz de resistir vientos de até 150 km por hora.

Por último, o Cristo Redentor é completamente oco com exceção das mãos

No interior da estátua há uma estreita escada metálica que permite chegar ás quatro saidas que tem ao exterior. A entrada da escultura está na lateral embaixo do braço direito do Cristo. Em todo caso a subida está permitida somente para funcionarios autorizados.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *