26 abril, 2024

 

 

É um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, situado na microrregião homônima e mesorregião do Leste Alagoano, Região Nordeste do país. Ocupa uma área de 510,655 km, estando distantes 2 013 quilômetros de Brasília, a capital federal. É o município mais populoso de Alagoas, e sua população em 2015, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1 013 773 habitantes, sendo a décima quarta capital brasileira a ultrapassar a marca de um milhão de habitantes residentes, e a quinta do Nordeste. Integra com outros dez municípios alagoanos, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1,3 milhão de habitantes em 2015, sendo o mais populoso de Alagoas, sendo o 6º maior do Nordeste e o23º de todo o país. A cidade tem uma temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados. Na vegetação original do município, pode-se observar a presença de herbáceas (gramíneas) e arbustivas (poucas árvores e espaçada se o primeiro do estado).
Atrações turísticas
Conta com importantes monumentos, hoje é considerada como o «Caribe Brasileiro», devido às suas belezas naturais, que atraem turistas de todo o mundo:
A Catedral Metropolitana de Maceió
A Catedral Metropolitana de Maceió é o principal templo católico da capital alagoana. Sua pedra fundamental foi lançada em 1840 e inaugurada apenas em 1849. O edifício mistura estilos, entre eles o neoclássico e o coríntio, e é um passeio a ser feito no centro da cidade. Muitos turistas não visitam o local, mas, para os católicos, em especial, o simbolismo do lugar é muito grande. A Igreja Católica possui diversas igrejas na cidade, sendo as principais a Catedral Metropolitana de Maceió.
Vale a pena visitar a Catedral e conhecer seu interior.
“As praias de Maceió”
“Praia do gunga”
Os mais visitados pontos turísticos de Maceió são as praias. O mar e suas belezas naturais são os principais locais que os turistas visitam e não é pra menos; como Alagoas tem um litoral privilegiado, os visitantes não se limitam apenas à área central e fazem passeios para conhecer praias próximas, localizadas em outras cidades. Ainda que o mar seja o principal foco dos viajantes, quem não perde um programa cultural o encontrará também em Maceió. Para conhecer mais a fundo a história alagoana, obras de artistas locais, costumes e detalhes sobre eventos que acontecem na capital.

Mirante de São Gonçalo
Localizado na cidade de Maceió em Alagoas, o Mirante de São Gonçalo é um dos principais pontos turísticos da cidade, que proporciona uma vista panorâmica de Maceió, que inclusive oferece uma variedade de locais turísticos para conhecer a cidade e aproveitar o dia. Ao chegar ao Mirante, é possível se deslumbrar com a beleza do mar que banha todo o litoral alagoano, além deencantar os turistas pela bela paisagem que forma.
Museu Théo Brandão
As crianças apreciam arte popular arte populares do alagoas
Localizado entre o centro e Jaraguá, o Museu Théo Brandão conta um pouco da história de Alagoas e do povo alagoano. O nome do museu deve-se ao fato de o local ter sido criado para abrigar a coleção de Théo Brandão, professor e folclorista. Atualmente o museu está instalado no Palacete dos Machados e reúnem em seus três andares diversos artigos relacionados à cultura alagoana. No passeio guiado pelo lugar podem-se conhecer as obras de artistas locais, objetos utilizadosem comemorações populares, artesanato posto à venda, objetos utilizados para manuseio de alimentos, imagens religiosas etc.
O passeio é interessante para pessoas de todas as idades e fica ainda melhor se for feito com a visita guiada (gratuita), que permite conhecer fatos desconhecidos por boa parte dos turistas – e até pelos nativos.
Palácio do Governo – Floriano Peixoto
O Palácio Floriano Peixoto, conhecido como Palácio do Governo, começou a ser construído em 1893. O local foi sede do governo e residência de governantes alagoanos durante muito tempo, quando, há alguns anos, passou a ser utilizado como museu. Hoje em dia, fazer uma visita ao palácio é um dos passeios culturais mais interessantes de Maceió. Em uma visita guiada ao interior do palácio, é possível conhecer um pouco da história do edifício, salas com móveis originais antigos, quadros de artistas locais, além de exposições dedicadas aos célebres Ledos Ivo e Aurélio Buarque de Holanda, personalidades alagoanas.
Para quem gosta de programas culturais e se interessa por história, vale a pena fazer a visita guiada nesse local. A entrada è gratuita.
Conclusão
A cidade de Maceió è um município de Brasil, onde tem os pontos turísticos mais importantes do Maceió. Convido você a conhecer as lindas praias e museus.

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *