27 abril, 2024

PORTO SEGURO (Bahia)

Existem duas maneiras de chegar a Porto Seguro, avião e carro.
Sua temperatura média anual é de entre 22 e 24 graus.
Porto Seguro é uma aula de história do Brasil. Foi ali que os portugueses desembarcaram, em 1500, e se encantaram pelas terras brasileiras. A cidade certamente vai conquistar você também.
Entre casas, ruas e igrejas, o centro histórico (Cidade Alta), tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973, preserva rastros do que foi o início do período colonial brasileiro. Ali estão o Marco do Descobrimento, a Igreja Nossa Senhora da Pena, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a Igreja São Benedito e a Casa de Câmara e Cadeia.
A orla da cidade é tomada por barracas de praia com música o dia todo e atividades como dança coletiva e shows de bandas de axé music e outros ritmos. As da Praia de Taperapuan, muito procuradas por grandes grupos de turistas, são as mais badaladas e oferecem programação dia e noite. Na Praia do Mutá estão as cabanas mais reservadas e charmosas.
O cenário gastronômico se concentra na região chamada de Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool). Por lá você vai encontrar feira de artesanato, restaurantes e petiscos típicos, como cocada (doce de coco) e tapioca (espécie de crepe feito com farinha de mandioca). Certamente você não vai resistir ao famoso Capeta, um drinque à base de vodka, leite condensado, canela e guaraná vendido por ambulantes na avenida.
Entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda, uma ilha cercada por manguezais reserva um inusitado passeio noturno às sextas-feiras. É a Ilha dos Aquários, um complexo de lazer temático com enormes tanques de arraias, tubarões e peixes exóticos, além de programação infantil, shows, DJs, bares e restaurantes.
A Costa do Descobrimento conta com luxuosos resorts e charmosas pousadas. Vale a pena aproveitar a proximidade entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda para passar alguns dias na vila de Arraial, que pode servir como base para viagens rápidas a municípios vizinhos, como Caraíva e Trancoso.
O distrito de Trancoso fica em Porto Seguro, no litoral da Bahia. Ele reúne 10 belas praias: Curuípe, Espelho, Patimirim, Itapororoca, Itaquena, Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Rio da Barra, Rio Verde e Taipe. A forte vocação turística do município tem contribuído para o desenvolvimento do artesanato local. Outras praias da baianas que também aguçam o interesse de visitantes estão nos vilarejos de Itacaré e de Itaparica.
Porto Seguro tem um aeroporto que recebe voos de várias cidades do Brasil e pode ser seu ponto de partida para um passeio que promete encher seus olhos e recuperar suas energias. Então vamos lá, rumo ao sossego e à natureza preservada, aproveitando de tudo um pouco, para que sua viagem seja inesquecível para o corpo e para a alma.
Conheça o modo de vida de uma autêntica tribo de índios Pataxó:
Um imenso tronco de jaqueira deu nome a essa bela reserva, em Porto Seguro, na Bahia. Com quase 830 hectares de vegetação nativa, a Reserva da Jaqueira tem ocas dos indígenas em toda a sua extensão e as famílias participam de um projeto chamado Proecotur, que incentiva o ecoturismo e a preservação cultural na região.
Os indígenas recebem os visitantes vestidos e pintados de forma tradicional, mostram seus rituais e costumes e permitem até que você pratique arco e flecha. Você também pode adquirir artesanato confeccionado por eles e saborear a culinária típica, que tem pratos como o peixe assado na folha da patioba (uma palmeira utilizada, tambe?m, na confecc?a?o de redes).
Duas trilhas podem ser percorridas dentro da reserva: uma delas leva cerca de 2 horas e passa por trechos densos da Mata Atlântica. A outra dura 40 minutos, e nela você conhece hábitos de caça e cultivo de plantas dos Pataxós. Ao final, todos participam do Auê, um ritual típico de agradecimento a Iamissun, o criador.
Porto Seguro e seus recantos encantadores
O Parque Marinho do Recife de Fora, uma piscina natural gigante em meio ao mar e um dos locais de maior concentração de biodiversidade marinha do Brasil, é um dos destaques da cidade.
Ali você pode mergulhar e ver peixes, tartarugas e espécies raras de corais, além de outros animais impressionantes. Nada melhor do que observar a vida marinha para relaxar, não acha?
O Parque fica a 45 minutos do centro de Porto Seguro e é acessível por barco – taí outra forma maravilhosa de contemplar a natureza e se encher de boas vibrações, afinal, não tem combinação melhor do que sol, água, vento e verde para fazer a gente refletir sobre o quanto é bom estar vivo e agradecer por isso.
Paraíso Water Park
Este parque aquático fabuloso está localizado a 5 quilômetros ao sul de Porto Seguro, na cidade de Arraial DAjuda, também conhecido como o canto do mundo. O parque dispõe de piscinas com ondas artificiais, toboáguas gigantes e outros jogos de água.

CONSELHOS.
Informe-se sobre o tempo, se você estiver viajando para longe para um lugar que você não conhece, não tente fazê-lo sozinho. Usar um vestido adequado para a ocasião, traga dinheiro suficiente para comida e outras necessidades, cuidado com o sol.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *