21 junio, 2024

Bahia

Salvador de Bahia, fundada como São Salvador dá Bahia de Todos vos Santos é uma cidade e município brasileiro, capital do estado de Bahia e primeira capital do Brasil Colonial. Seus habitantes são chamados soteropolitanos, termo criado a partir da tradução ao grego do nome da cidade (em grego Soteropolis), traduzido ao espanhol como Cidade do Salvador

Situada na Microrregión de Salvador, a cidade é uma metrópole regional com quase três milhões de habitantes, sendo a cidade mais povoada do Nordeste de Brasil, a terça mais povoada de dito país. Sua área metropolitana, conhecida como Região Metropolitana de Salvador ou Grande Salvador, possui 3.767.902 habitantes, o que a torna na terça mais povoada do nordeste, a sétima de Brasil e a  111° do mundo. Foi classificada em comparação com a rede urbana de outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional.     A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, no Faro de  a Barra ou Fortaleza de San Antonio são 13° sul e 38° 31 12 oeste. Centro económico do estado, é um porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico, alberga diversas universidades e uma base naval em Aratu.

Praias

Salvador tem numerosas praias ao longo da costa Atlántica, e a costa da Bahia de Todos os Santos. As principais praias urbanas são Itapuan, Pituba, Artistas, e Porto dá Barra.

As praias da cidade atraem tanto aos habitantes locais como a turistas, principalmente devido à agradável temperatura do água.     Quase todas as praias contam com restaurantes típicos situados sobre a areia (chiringuitos), onde se prepara marisco e diversas bebidas, em especial a cerveja servida muito fria. Ademais, nas praias podem-se encontrar postos de bahianas «», onde se pode comer o acarajé, um buñuelo de frijol, fritado em azeite de palma – comida típica afro-brasileira.

Transportes:

Aeroporto Internacional

O Aeroporto internacional Luís Eduardo Magalhães está localizado num área a mais de 6 milhões de metros quadrados entre dunas de areia e a vegetação nativa. O aeroporto encontra-se 20 km ao norte da Cidade Baixa e o caminho até ali tornou-se numa das atrações mais importantes da cidade.

o aeroporto tem voos constantes a Miami, Madri, Espanha, Frankfurt, Lisboa, Londres, Montevideo, Santiago de Chile, Buenos Aires e Assunção. Seu código aeroportuario é SSA .

Transporte acuático

Por ser uma cidade costera, é muito comum a utilização de transbordador, contando, inclusive, com algumas rotas para a Ilha de Itaparica.  A Companhia Docas do Estado dá Bahia, a Companhia de Navegação Bahiana e o Circuito Náutico de Bahia são as principais responsáveis por este transporte.

Transporte ferroviário

A Companhia de Transportes de Salvador é a responsável pelo transporte ferroviário na área metropolitana. O Metro de Salvador está em fase de construção. Quando terminem as obras, ficará constituído por 28 estações e 48,1 km de extensão, transportando aproximadamente 400 mil utentes ao dia.

 

Autocarros

Salvador conta com transportes intermunicipales que conduzem às cidades do interior do estado e coletivos que circulam por toda a área metropolitana. Estes contam com um terminal central de Autocarros.

Caminhos e elevador

O Elevador Lacerda, os Planos Inclinados Gonzálvez, a Calçada Pilar e Liberdade são as vias de comunicação que ligam a Cidade Alta com a Cidade Baixa.

Desporto

O Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Vitória são as equipas de futebol mais importantes da cidade. O primeiro obteve dois títulos nacionais: A Copa de Brasil em 1959 e a vitória em une-a Brasileira em 1988, o Esporte Clube Vitória, a sua vez, foi finalista em une-a Brasileira de 1993

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *