21 febrero, 2024

Domingo de Setembro, pela  tarde, estou me preparando para ir a área da Avenida de Mayo, onde é comemorado o evento «Buenos Aires Comemora o Brasil», este é o segundo ano que eu vou ao evento porque eu amo a atmosfera festiva característica do povo brasileiro. Estou chegando e no redor da Avenida de Mayo,já se ouvia a música, e enquanto vou me acercando me vou  encontrando com pessoas que cantavam e dançavam ao ritmo da música de fundo.

Me aproximo até o palco principal e estavam apresentando diferentes grupos de dança brasileira, houve um grupo que sambaram com os trajes típicos do carnaval no Rio de Janeiro, pequenos e coloridos trajes , com  capacete com penas coloridas sapatos de salto alto, mas, sobretudo, muita cor e brilho, com lantejoulas e todos os acessórios que servem para realcar  e houve também uma classe magistral de Zumba.

Depois de ver vários grupos, começo  a percorrer os postos, onde se podiam comprar comidas e bebidas típicas, tais como:

Também havia postos: feijoada, acarajé, Moqueca de peixe, coxinhas, frango passarinho e muitos outros pratos tradicionais e bebidas: sumos, batidos, guaraná.

Me compro um batido de Maracuyá (o maracujá é uma fruta oval e amarelada chamada «fruta da paxion «) e alguns Pão de queijo que são pequenos bolinos de queijo, cujo exterior é crocante e seu interior é macio e um pouco chiclete,  quente eles são deliciosos. Entre os seus principais ingredientes estão a farinha de tapioca ou o amido de mandioca e outro ingrediente é o queijo parmesão ralado.

Depois de desfrutar do meu batido e comer o Pão de queijo sentada em um banco.

Eu começo a caminhar percorrendo postos de artesanato até depois de caminhar um quarteirão, eu começo a ver algumas meninas aproximando-se dançando , elas vestem fantasias coloridas, me aproximei e comencava o primeiro desfile do dia; «Sambatelmo», os dançarinos e dançarinas, dançaram ao ritmo contagioso do grupo de percussão (Bloco) que estava no final da comparsa.

Reina de la Comparsa

https://www.youtube.com/watch?v=vIgWZPNIUpM

Se apresentaram mais comparsas aos ritmos afro, como samba enredo e samba regaee e passaram vários grupos de percussão desfilando pela Avenida de Mayo, e no palco principal, se ouviam conjuntos de música típica brasileira como 14 Bis, Samba e Pago de Malandragem, Rock Pop Banda Max Lisboa (Minas Gerais), Fernando Negrão (São Paulo), entre outros.

A tarde começou a cair, as principais bandas que jogavam no palco principal estavam desaparecidas,Olodum, é uma (banda de percussão da Bahia) jogaram às 18, não fiquei a vê-las, mas fiquei feliz por ter cantado, sambado, apreciar as desfiles coloridas, em uma tarde de domingo diferente em «Buenos Aires Comemora o Brasil”

EU ESTIVE