16 abril, 2024

Um dos alimentos mais amados pelos brasileiros, a coxinha está presente na vida de milhares de pessoas, é atualmente a especialidade salgada mais consumida no Brasil e a mais perdida por brasileiros fora de seu país.

Oficialmente, a história da cidade de Limeira registra visitas formais do imperador Don Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina que ocorreram  em agosto de 1876, e a maior, em outubro de 1886, quando, participou da Missa da Matriz e da recepção na casa de ilustres cidadãos, e foram convidados na Azienda Morro Azul .

Há uma história curiosa não confirmada, de que a Azienda Morro Azul viveu uma criança, o filho da princesa Isabel e o Conde DEu, ambos foram excluídos da corte real porque ele foi considerado mentalmente deficiente. Esta criança era difícil agradar com relação à comida, mais quando ele apreciasse uma, não havia como estar satisfeito, ele sempre quis mais e mais! Como as coxas de frango eram sua predileção, o peito, as asas e outras peças foram rejeitados e servidos ao resto dos comensais. O cozinheiro da fazenda, uma vez, não tendo galinhas suficientes para separar as coxas o suficiente e para evitar os gritos da criança pela falta de sua comida apreciada, resolveu transformar uma galinha inteira em coxas.

Ele preparou a receita a seu modo e o sucesso foi total. O filho da princesa gostou tanto que os «travesseiros de frango» se tornaram parte de suas refeições. A Imperatriz, quando chegou a Limeira, queria saber tudo sobre seu neto e e quando ele observou com que prazer o pequeno saboreava o prato, não resistiu, provou, gostou e pediu que a receita e o modo de preparação fossem fornecidos ao Mestre da cozinha imperial. Então, a inventividade do cozinheiro fez a humilde coxinha de frango ter um papel nobre, acessando a os Salões altos da Corte, e que sua receita foi: «testada e aprovada por indicação especial de Sua Majestade Imperial, a Imperatriz Tereza Cristina».

Ao longo do tempo, a coxinha estava ganhando variações estava se tornando mais popular. São croquetes recheados com queijo (catupiry), carne e camarão, com massa de mandioca, entre outros. É um prato para todos os gostos.                                                                                                                                                                                                                                 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *