27 febrero, 2024

O Axé é um movimento musical muito popular que surgiu na Bahia (Brasil) e se originou na década de 80. Axé é uma palavra «iorubá» que significa «energia positiva e força de vida». Este ritmo rápidamente se espalhou por todo o Brasil e grande parte da América Latina.
O Axé é também uma saudação religiosa usada no Brasil há muitos anos no Candomblé e na Umbanda. Alguns dos mais importantes compositores de axé são: Carlinhos Brown, Jauperi Marcionílio, Roque Eva Carvalho, Tonho Matéria, Tatau e Pierre Onasis. Além do compositor chileno Alvaro Scaramelli que compôs algumas músicas do Axé Bahia.

Axé Bay começou no final de 1990. Com base no Brasil, o grupo foi originalmente dirigido por Flaviana Seeling e se recompôs com Jeferson Barbosa Fabiano, Jociney Barbosa, Thalyta, Amanda Cibely e Rodrigo. Desde 1997, Flaviana Seeling viajou anualmente a partir de Curitiba a Salvador de Bahia, para participar de grupos musicais de que a área do Brasil, onde já o machado, que funde ritmos de samba, tropical e Africano se destacou.

O grupo foi ao Chile para tentar um pouco de sorte e saltou para a fama em 2001 por participar do programa Mekano onde eles eram uma parte importante da juventude eleito. Pouco dias depois de chegar no Chile, três dos membros originais, Thalyta, Amanda, e Rodrigo, decidiram voltar para o Brasil.
O grupo decidiu encontrar dois novos membros, selecionando no Brasil Francini Contin do Amaral e Bruno Zaretti. Flaviano, Jeferson, Jociney, Francini e Bruno são os cinco membros que alcançam amplo reconhecimento no Chile, parte do elenco do programa da família da televisão chilena que quer que aconteça e Game Night estrela. Flaviana Seeling, quando ela ficou grávida em 2003, o grupo acrescentou um sexto membro, Brenda Carvalho, que substituiu Seeling durante a gravidez. Em seguida, Brenda começou seu próprio grupo, Exporto Brasil com o mesmo empregador que guiou os destinos do Axé Bahia.

Axé Bahia, ao longo de seu curso a alteração da composição, tem trabalhado no Brasil, Chile, El Salvador, Cidade do México e muito popular em Lima, Peru, onde realizou muitos concertos. O grupo teve que aprender espanhol para gravar fora do Brasil. Isso valeu a pena, e vendeu milhares de cópias de seus dois álbuns em toda a América Latina.Notavelmente, o surgimento espontâneo de vários grupos amadores semi que acompanharam o sucesso deste grande grupo. No Chile, destaca-se acima do grupo Axé norma, que deu as questões da vida e sabor chilena como manivela e beijo na boca, entre outros.