27 febrero, 2024

A cozinha brasileira é uma das mais ilustres e variadas em toda América. Ela contem um caráter  tropical que combina perfeitamente com as contribuições dos vários grupos étnicos que habitam o país.

A combinação de cozinha, costumes  e  produtos naturais, produziu resultados singulares. Os protagonistas  da culinária brasileira são:

  • Indios americanos:  farinha de mandioca, frutas tropicais, batata doce, cacau e amedoim.
  • Colonizadores portugueses: Trouxeram no continente alguns costumes culinários da Europa.
  • Africanos: primeiro levados como escravos, colaboraram na gastronomia com produtos como inhame, banana, coco e dendê .
  • Imigrantes de diferentes países europeus: eles trouxeram com eles uma variedade de pratos e hábitos alimentares.

Sem dúvida, o prato nacional do Brasil, é a «feijoada» (mistura de legumes, feijão preto, carnes e salsichas) que preceden e ritualmente chicoteado (mistura de rum e limão).

No noroeste é comum as preparações com frutos do mar, como por exemplo os moluscos (mexilhões, ostras e carne de crustáceo, revestido em massa frita) ou  camarões grandes temperados com muitos molhos. O norte brasileiro possui pratos únicos, ambiente nativo, meios crioulo, incluindo  o famoso galhina Vatapá (frango em molho de camarão e amendoins da terra, muito picante).

No centro e no Rio Grande do Sul, o prato típico é o «churrasco» (carne assada).

Farinha de arroz e mandioca são usados em todo o país, mas especialemnte no sul; pratos preparados com ele são a «farofa de óleo de dendê» ou o «arroz com leite de coco».

Podemos também mencionar os pratos tão exóticos que surgem a través da fauna amazônica, tais como «queixada assada» ou o «manatí cozido com leite de coco».

A linguiça (chouriço de origen portuguesa), molhos diferentes e o Xinxin de galhina (frango de fricassé com amendoim e mandioca) são também conhecidos dentro da culinária.

A padaria brasileira é muito rica e variada. Ele é baseada no sabor dos bolos de coco e a goiaba ou gemas batidas com açúcar, batizado com nomes curiosos (olhos de lei, papada anjo, saliva menhina, etc.)

Tembém é degustado en todo o país o «queijo minas» com o doce de goiabada. Essa sobremesa é conhecida com o nome de “Romeu e Julieta”.