26 febrero, 2024

Brasil: O colapso da infraestrutura logística

O Brasil está em uma encruzilhada: seu colapso logístico, produto de seu crescimento infernal está ameaçando precisamente o seu crescimento. O «Scudding» investimento estrangeiro fluiu para esta potência emergente. E, apesar de que o investimento em infra-estrutura é o principal motor de sua economia, a realidade é que a descompressão vai chegar em um par de anos. No curto prazo, longas filas de caminhões para os portos, e semanas de espera de navios para atracar é a da imagem de «outro» Brasil.
«O problema no Brasil é como o resto da América Latina, em geral: Muitos anos de subinvestimento e uma ação coordenada e integrada não são fáceis de resolver, enquanto a dinâmica , demanda crescente demanda para uma oferta reagir retardadamente «, disse um especialista de Cepal.
Assim, o principal problema desta divergência é a «lacuna de crescimento e produtividade fator de perda progressiva e competitividade da economia.»
Vale ressaltar que o Brasil é o país mais desenvolvido na matéria industrial do Cone Sul. Caso o estado desse país fazer os investimentos necessários em estradas e tecnologia se ele quer crescer porque tem um maior potencial para exportar seus produtos são valorizados por seus parceiros comerciais, tanto no Mercosul, América Latina, bem como na outros continentes. Esta lógica de investimento não será refletido no curto prazo, mas a médio e longo prazo servirá para continuar a moldar que o desenvolvimento procura classe este grande gigante.